Translate

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

10 de Outubro dia Nacional das Guardas Civis Municipais





O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro (Sinserp) Parabeniza os Guardas Civis Municipais (GCM) de Juazeiro, Petrolina e de todo Brasil pelo seu dia. A GCM tem realizado um belíssimo trabalho contribuindo com a segurança pública. Em Juazeiro o Sinserp vem participando ativamente das conquistas da instituição.

Um pouco da história


Com a vinda da família real para o Brasil, foi criada em 13 de maio de 1809, a Divisão da Guarda Real de Polícia (Guardas Municipais no Brasil), sua missão era de policiar a cidade em tempo integral, tornando-a desde o início mais eficaz que os antigos "Quadrilheiros". Ao abdicar o trono, D. Pedro deixa seu filho D. Pedro II, neste momento conturbado, através da Regência Trina Provisória em 14 de junho de 1831, é efetivamente criada com esta denominação em cada distrito de Paz às Guardas Municipais, divididas em esquadras.
Em 18 de de agosto de 1831, após a lei que tratava de tutela do Imperador e de  suas Augustas irmãs é publicada a lei que cria a Guarda Nacional, e extingue no mesmo ato as Guardas Municipais, Corpos de Milícias e Serviços de Ordenamento, sendo em 10 de Outubro, foram reorganizados os Corpos de Guardas Municipais, agora agregado com a terminologia "permanentes", subordinadas ao ministro da justiça e ao comandante da Guarda Nacional.
Em 29 de outubro de 2009, através da lei 12.066, ficou instituído que no dia 10 de outubro seria comemorado o dia Nacional das Guardas Civis Municipais.


Na manhã desta quinta-feira (10) a GCM de Juazeiro - BA, comemorou a data com um momento de louvor, entrega de placas em reconhecimento aos serviços prestados a instituição e homenagem aos Guardas Civis que se foram.
Estava previsto para hoje a  inauguração do novo Quartel e entregas de um lote de armas e duas viaturas, mas devido o falecimento do vereador Joseilson Marcelino a inauguração foi remarcada para segunda-feira (14).



Da redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário